Vermes Bovinos são Parasitas Internos (Endoparasitas) que acabam por absorver vitaminas, proteínas, açúcares e sais minerais dos seus hospedeiros, no caso os Bovinos, gerando perdas como:
- baixa na produtividade,
- baixa conversão de ganho de peso e produção de leite;
- além de causar diversos sintomas que variam desde perda de apetite, de peso, diarreia, pelos secos, anemia; entre outros.
Existem diferentes Vermes Bovinos que causam a Verminose; uma doença parasitária causada por Vermes que vivem no trato gastrintestinal ou nos pulmões dos Bovinos.
Esses Vermes causam sintomas e problemas na Produção e Saúde Animal dependendo da espécie e do grau de infecção.
Em nosso pais, acredita-se que as perdas em produtividade, causadas por Verminoses sejam elevadas, principalmente pelo clima da maioria das regiões brasileiras, que é favorável ao desenvolvimento e proliferação dos Vermes.
Isto é um dos motivos, da elevada taxa de procura e comercialização dos Vermífugos, quando comparados com outros Medicamentos Veterinários comercializados no Brasil.
Existem diversos tipos de Vermes Bovinos, dos quais se destacam o Haemonchus sp., um Verme gastrointestinal comum, que pode provocar anemias agudas; outro Verme Bovino bastante conhecido é o Dictiocaulus viviparus, um Verme pulmonar.
Controlar a Verminose em Bovinos pode ser de modo curativo ou preventivo, sendo indicado um controle curativo apenas quando existem animais com sintomas clínicos evidentes, devendo então realizar o tratamento em todo o rebanho e não apenas no animal doente. Já o controle preventivo, ou seja a Prevenção de Verminoses Bovinas, em geral é realizado através de Vermifugação.
Existem diferentes produtos químicos utilizados no combate às Verminoses Bovinas, como os benzimidazóis e avermectinas; sendo que medidas de segurança devem ser tomadas no caso do uso desses Vermífugos Químicos; como a troca uma vez por ano, do princípio ativo escolhido para controle preventivo da Verminose, a fim de retardar o aparecimento da resistência.
Além disso, a toxicidade do produto, resíduos e o estado fisiológico e nutricional dos animais também devem ser considerados na Vermifugação.
Neste contexto, fatores como a toxicidade do produto, necessidade de o período de carência e gastos, levaram ao desenvolvimento de novas tecnologias para o Controle e Prevenção das principais Verminoses em Bovinos, como no caso do medicamento Verm Plus, que tem ganho mercado, em decorrência de sua eficiência e vantagens (isento de resíduos tóxicos, além de não necessitar de manejo para sua aplicação e apresentar baixo custo para o produtor rural).
Por fim, Verm Plus acaba por ser uma maneira de Tratar e Prevenir Verminose em Bovinos de forma Eficiente e Econômica.
Maiores Informações, Entre em Contato, com equipe especializada no assunto.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fonte: Azevedo, D. M. M. R.; et al. Principais Ecto e Endoparasitas que Acometem Bovinos Leiteiros no Brasil: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, v. 2, n. 1, 2008.