Homeopatia e Pecuária

Como identificar plantas tóxicas no pasto e prevenir intoxicações no gado

Como identificar plantas tóxicas no pasto e prevenir intoxicações no gado

Saber identificar plantas tóxicas no pasto é importante  para evitar casos de intoxicações por ingestão de plantas tóxicas. Também é necessário  outras medidas para prevenção de  intoxicações no gado, a fim de reduzir prejuizos.

Para auxiliar na prevenção de perdas causadas por casos de  intoxicações no gado,  a Expressão Animal Homeopatia conta com a melhor solução: o Intoxicação Plus.

O Intoxicação Plus da Expressão Animal Homeopatia é referência na prevenção e  tratamento em casos de intoxicações diversas, incluindo os casos em que os animais, em destaque, o gado,  ingerem  plantas tóxicas presentes no pasto. Neste conteúdo os profissionais da Expressão Animal Homeopatia envolvidos no desenvolvimento  do Intoxicação Plus vão apresentar os principais conceitos de como identificar plantas tóxicas no pasto e prevenir casos de  intoxicações no gado por ingestão de plantas tóxicas.

Quais as consequências no gado da ingestão de plantas tóxicas no pasto?

A ingestão de plantas tóxicas pelo gado pode ter diversas consequências negativas para a saúde dos animais. Diversas  plantas tóxicas presentes no pasto contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais e até mesmo letais para o gado, dependendo da quantidade ingerida, da parte da planta ingerida e da toxicidade desta planta específica.

Algumas consequências comuns da ingestão de plantas tóxicas incluem:

 

  1. Intoxicação: o gado pode sofrer de intoxicação aguda ou crônica devido à ingestão de plantas tóxicas no pasto. As toxinas presentes nessas plantas podem causar danos aos órgãos internos, interferir nas funções metabólicas normais e levar a distúrbios neurológicos.
  2. Problemas gastrointestinais: muitas plantas tóxicas no pasto podem irritar o trato gastrointestinal do gado, causando diarreia, vômitos, cólicas abdominais, perda de apetite e desidratação. Esses problemas gastrointestinais podem levar a distúrbios nutricionais e perda de peso nos animais.
  3. Danos hepáticos e renais: algumas plantas tóxicas têm efeitos tóxicos específicos no fígado e nos rins do gado. A exposição prolongada a essas plantas pode causar danos aos órgãos e comprometer sua função adequada.
  4. Problemas reprodutivos: certas plantas tóxicas têm efeitos negativos na reprodução do gado. Elas podem causar aborto espontâneo, malformações congênitas, redução da fertilidade e problemas no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos.
  5. Distúrbios neurológicos: algumas plantas tóxicas ingeridas pelo gado no pasto têm toxinas que afetam diretamente o sistema nervoso do gado. Isso pode resultar em convulsões, tremores, descoordenação motora, depressão, excitação, entre outros sintomas neurológicos.
  6. Morte: em casos graves de ingestão de plantas altamente tóxicas no pasto pelo gado ou em grandes quantidades, o gado pode morrer como resultado da intoxicação aguda.

Quais são as plantas tóxicas no pasto mais nocivas ao gado?

As plantas tóxicas no pasto mais nocivas ao gado, que podem ter como consequências o que foi pontuado no tópico anterior e que podem ser prevenidas e tratadas  com o Intoxicação Plus da Expressão Animal Homeopatia, são:

Erva-de-Rato

A Erva-de-Rato ou Cafezinho  (Palicourea marcravii-) é uma das principais plantas tóxicas conhecidas em nossa pecuária,

Por ser uma planta altamente palatável, ou seja, de sabor agradável; esta planta tóxica é comumente ingerida pelos animais quando presente nas pastagens.

Os sintomas de intoxicação pela Planta Cafezinho nos Bovinos, iniciam-se poucas horas após ser completada a ingestão da dose letal, podendo levar, na maioria dos casos, a morte súbita destes animais. 

Timbó

O “Timbó”, uma Planta Tóxica de nome científico Mascagnia rigida é responsável por casos de Intoxicação em Bovinos  com destaque na região Nordeste e Sudeste do Brasil. 

Quebra-Bucho

O Quebra-Bucho (Vernonia condensata) é uma planta nativa do Brasil e é encontrada em diferentes regiões do país. É conhecida pelos seus efeitos medicinais, especialmente relacionados ao sistema digestivo. Suas folhas e raízes são utilizadas na medicina popular como um tônico estomacal, auxiliando na digestão e no tratamento de problemas como gastrite e úlcera. No entanto, é importante ressaltar que o uso dessa planta para fins medicinais deve ser feito com cuidado e sob orientação profissional adequada.

Planta Tóxica Maria-Mole

A planta conhecida como Maria-Mole (Senecio) é uma plantatóxica muito conhecida no Rio Grande do Sul, por causar cerca de 50% dos casos de mortes em animais por ingestão de plantas tóxicas.

Como identificar as principais plantas tóxicas no pasto?

Para identificar as principais plantas tóxica no pasto que causam a intoxicação no gado tratada e curada com o Intoxicação Plus da Expressão Animal Homeopatia, é necessário:

 

  • conhecimento das plantas tóxicas comuns;
  • estudo das características das plantas;
  • observação atenta;
  • consulta a especialistas;
  • mapeamento das plantas;
  • atualização contínua dos conhecimentos.

Como prevenir e tratar casos de intoxicação no gado por ingestão de plantas tóxicas no pasto?

Para prevenir e tratar casos de  intoxicação no gado por ingestão de plantas tóxicas no pasto de forma eficaz e rápida é com a administração do Intoxicação Plus.

O Intoxicação Plus é um medicamento natural desenvolvido e fabricado pela Expressão Animal Homeopatia, empresa referência neste segmento, que apresenta a seguir os principais pontos que colocam o Intoxicação Plus como referência na prevenção e tratamento de casos de  intoxicação no gado por ingestão de plantas tóxicas no pasto.

Tempo de ação

Em um curto período de administração do Intoxicação Plus já é possível verificar a melhora na imunidade (saúde), melhora do metabolismo e saúde do sistema hepático nos animais tratados, já que o medicamento da Expressão Animal Homeopatia atua na melhora da imunidade e resistência dos animais tratados. .

Modo de uso

O Intoxicação Plus da Expressão Animal Homeopatia não requer quaisquer preparações especiais ou mudanças na rotina e na dieta dos animais. Ele deve ser introduzido de forma direta no suplemento alimentar diário dos animais a serem tratados (devendo ser misturado no trato, como por exemplo; no sal mineral). 

Ou seja: o medicamento deve ser administrado juntamente com o sal mineral,  ração ou outro suplemento alimentar; devendo ser fornecido diariamente; na dose indicada.

Custo benefício

Além de tudo o que já foi apresentado, o Intoxicação Plus é o que possui a melhor relação custo benefício, sendo necessário uma pequena quantidade deste medicamento (em torno de  200 gramas do medicamento por saco de sal mineral), conforme o consumo animal/dia.

Saiba mais

Para saber mais informações sobre o Intoxicação Plus da Expressão Animal Homeopatia, que previne e trata casos de  intoxicação no gado por ingestão de plantas tóxicas no pasto, clique aqui.

Direitos reservados: texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal