Mastite Bovina: o que é e quais são os seus impactos?
Esta é uma das várias perguntas quando nos referimos a Mastite ou Mamite Bovina. Por isto, iremos descrever atraves de 7 perguntas clássicas sobre Mastite Bovina suas definições e conceitos.
1) O que é Mamite bovina?
Mamite ou Mastite Bovina é uma inflamação da glândula mamária, considerada como a principal doença em gado de leite, sendo mais comum em rebanhos leiteiros de alta produção.
Por isto dizemos que a Mamite ou Mastite Bovina é uma das doenças mais importantes da bovinocultura leiteira.
2) Quem causa a Mamite ou Mastite Bovina?
Esta infecção pode ser multifatorial, ou seja, causada por vários fatores.
Porém, causas infecciosas são mais prevalente, com destaque para as bactérias, que são responsáveis por até 90% dos casos diagnosticados da doença, com destaque para as bactérias:
3) Como se descobre a presença de Vacas com Mamite?
O diagnóstico da Mamite ou Mastite Bovina pode ser realizado por diferentes testes; como:
Além destes testes, existe o Teste da Caneca Telada ou de Fundo Escuro, que detecta a Mamite Clínica nos primeiros jatos de leite através da presença de grumos, que ao ser depositados em caneca de fundo escuro ou telada, são visualizados com mais facilidade.
4) Além dos testes, existem outros meios de detectar a Mamite?
Sim. Existem alterações no Úbere das vacas (Glândulas Mamarias), como inflamação, vermelhidão, dor à palpação, endurecimento e presença de nódulos fibrosos.
Estas alterações visíveis a olho nu indicam Mamite Clínica, que pode também alterar o leite, tornando o “aguado” e com grumos. Além disso a Redução da Produção de Leite, pode ser um sinal desta doença.
5) Quais os fatores que causam Mamite?
Diversos fatores facilitam o aparecimento desta doença, como:
Também, podemos destacar fatores como estágio de lactação, onde se observa maior incidência de Mamite Clínica no primeiro mês de lactação; feridas nas tetas e úberes; presença de outras doenças e baixa imunidade.
6) Como controlar e prevenir Mamite nos rebanhos?
Através de medidas como higienização das mãos e utensílios antes da ordenha, limpeza das instalações, camas e sala de ordenha; manejo adequado (limpeza das tetas, ordenhar primeiro as vacas sem infecção antes das que apresentam infecções subclínicas), no caso de ordenhadeira mecânica, esta deve ser lavada diariamente e receber manutenção de acordo com a periodicidade e as recomendações do fabricante.
7) Quais medicamentos são indicados para tratar, controlar e prevenir Mamite?
Antibióticos utilizados no caso de Mamite (penicilinas, etc) apresentam custo alto, descarte obrigatório de leite, durante três dias ou mais; aumento da necessidade de mão-de-obra e seleção de microrganismos resistentes.
Por isto, foram desenvolvidos, medicamentos naturais, que auxiliam no tratamento, controle e prevenção de Mamite, como no caso do medicamento Mamite Plus; aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Mamite Plus além de não gerar resistência, é isento de resíduos tóxicos, sem necessidade de descarte e de fácil utilização, não necessitando de mão de obra, pois este é diretamente adicionado na alimentação dos animais a serem tratados.
Maiores informações sobre Mamite Plus, favor entrar em CONTATO com especialistas.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo ou citação do site.
Fontes: 1) Controle de Mamite sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/…Leite…/manejo/mamite; 2) Veiga, V. M. O.; et al. Controle da Mamite dos Bovinos, disponível em: www.cnpgl.embrapa.br
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.