Mosca-dos-Chifres, registrada como Haematobia irritans, foi observada pela primeira vez no Brasil em Roraima, se dispersando rapidamente em todas as regiões do país.
Por apresentar hábito exclusivamente hematófago, a Mosca-dos-Chifres acaba picando o hospedeiro, no caso o bovino diversas vezes.
Por apresentar uma picada dolorrosa, este parasita gera incômodo aos Bovinos, resultando em perdas na produção, com perda de peso e queda na produção leiteira, além de gastos com a busca de seus controle.
Neste caso, o Controle da Mosca-dos-Chifres em geral é realizado com inseticidas químicos.
E isto tem levado ao desenvolvimento de resistência, acarretando no aumento das concentrações utilizadas e maior frequência de tratamentos inseticidas, na tentativa de recuperar a eficácia dos produtos e dos níveis de controle.
Desta forma, cada vez mais problemas de resistência tendem a ocorrer, além do aumento de custos na busca de controle com estes Inseticidas quimicos.
Devido a resistência da Mosca-dos-Chifres aos Inseticidas, como no caso dos organoclorados e piretróides, a cada década uma nova classe inseticida tem sido introduzida no mercado.
Os organoclorados foram os primeiros inseticidas sintéticos; lançados no mercado, na década de 40, onde resistência da Mosca-dos-Chifres foi observada na década seguinte.
Em seguida, foram introduzidos os organofosforados e piretróides, onde também ocorreu o aparecimento de resistência. A partir de então, novas classes inseticidas foram introduzidas no mercado.
A resistência da Mosca-dos-Chifres observa-se com relatos sobre a baixa eficácia de produtos e falhas no seu controle com o uso de piretróides (cialotrina, cipermetrina, permetrina, deltametrina, alfametrina e flumetrina), organofosforados e outras classes de inseticidas.
Este cenário tem levado muitos pecuaristas em busca de métodos alternativos para o Controle e Prevenção de infestações de Mosca-dos-Chifres, como no caso do uso do uso de produtos naturais.
Neste contexto, destacamos o medicamento Parasito Plus, um medicamento 100% natural, de elevada eficácia, sem risco de resistência e isento de resíduos tóxicos.
Parasito Plus é um medicamento homeopático aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária; que apresenta eficácia garantida e facilidade de uso, sem a necessidade de manejo.
Um excelente aliado no Combate a Mosca-dos-Chifres e outros parasitas bovinos: Parasito Plus.
Para saber mais sobre Parasito Plus, entre em Contato com Especialistas.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.
Fonte: Barros, A. T. M. Situação da Resistência da Haematobia irritans no Brasil. Rev. Bras. Parasitol.Vet., v.13, suplemento 1, 2004
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.