Mosca-do-Chifre é uma praga para a Pecuária, mas isto todos sabemos.
Porém, uma novidade que está revolucionando o Controle e Prevenção deste Parasita Bovino é a utilização de medicamentos que atuam nas fezes dos bovinos, impedindo assim, de maneira eficaz o Controle da Mosca-do-Chifre.
Isto sem o risco de re-infestação como ocorre com o uso de Inseticidas e outros produtos quimicos, além de problemas relacionado a resistencia de Inseticidas, quando o assunto é Controle e Prevenção de Infestação de Mosca-do-Chifre.
Mas porque o uso de inseticidas pode levar a re-infestação da Mosca em rebanhos?
Pesquisadores observaram que a Mosca-do-Chifre tem a capacidade de voar de entre 15 até 20Km á procura de hospedeiros; podendo permanecer 26 horas sem se alimentar, até encontrar o hospedeiro.
Sendo assim, muitos produtores afirmam observar um aumento da Mosca-do-Chifre, sempre que um vizinho banha seu gado.
E em seguida, as Moscas podem retornar ao rebanho que foi tratado com inseticidas, pelo fato de que este tipo de produto só tem atuação nos parasitas que receberam o ”banho”.
Com isto, observa-se que o uso de Inseticidas no Combate a Mosca-do-Chifre, além de controlar temporariamente e parcialmente a Mosca-do-Chifre, atua somente na sua fase adulta; não tendo ação sobre as fases larvais e pupa que estão presentes em grande quantidade nas fezes bovinas.
Por isto, o mais indicado para Controlar este tipo de infestação é o uso de produtos que interrompam o ciclo da Mosca-do-Chifre, como no caso do Parasito Plus.
Um Medicamento Homeopático, 100% natural, que além de reduzir a ovoposição (postura de ovos) e sua eclosão; cria uma desmotivação à re-infestação por mudar o cheiro dos animais do rebanho, o que deixa de atrair as mesmas; reduzindo assim drasticamente a presença deste Parasita Bovino.
Mais informação entre em Contato com equipe técnica especializada no Controle de Mosca-do-Chifre.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fonte: Honer, M.R.; et al. Mosca-dos-Chifres: histórico, biologia e controle. Campo Grande – M.S., EMBRAPA-CNPGC, 1990. 34p. Doc. 45.