Castração Bovina é sem dúvida um método que apresenta vantagens com o melhor manejo do Gado, com a lucratividade do sistema e maior aceitação do produto pelo mercado.
Porém pesquisas demonstram melhor desempenho nos animais não-Castrados, ou seja, Gado Inteiro quando comparado ao Gado Castrado.
Por isto, manter o gado inteiro é mais vantajoso e lucrativo no aso de produção intensiva, na qual se busca o Peso de Abate em menor tempo.
Com a redução da idade de abate, surge nova perspectiva de produção de carne a partir de machos não-Castrados.
Esse procedimento é adotado há muito tempo em vários países europeus, onde grande parte da carne consumida é proveniente de Bovinos não-Castrados, abatidos com idade inferior a dois anos.
Estudos descrevem que animais com dietas de bom nível nutricional, abatidos com menos de 24 meses de idade, a Castração é desnecessária.
Nesse sentido, nota-se que a Castração é vantajosa no caso de animais abatidos tardiamente, favorecendo, assim, o manejo, a engorda e a qualidade da carne (maciez). (2)
Porém, apesar de a utilização de animais não-Castrados para o abate trazer benefícios para o produtor, devido à maior velocidade de crescimento em relação aos Castrados; existe o problema enfrentado pela dificuldade de manejo nesses animais; devido a comportamento agressivo (Sodomia Bovina) e estresse.
Neste caso, vale a pena o produtor buscar alternativas que possam diminuir esse problema, como no caso do produto Sodomia Plus, que apresenta efeito em poucos dias, após ser ingerido pelo animal tratado.
Desta forma, o produtor pode usufruir melhor de seu negócio; garantindo maior lucratividade, visto que os animais não-Castrados apresentaram maior margem líquida e lucratividade, tanto por animal como por área, sugerindo ser mais viável a sua criação.
Para mais informações, entre em Contato com Técnicos Especializados.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.
Fontes: 1) Ítavo, L.C.V.; et al. Desempenho produtivo, características de carcaça e avaliação econômica de bovinos cruzados, castrados e não-castrados, terminados em pastagens de Brachiaria decumbens. Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.5, p.1157-1165, 2008; 2) Restle, J.; et al. Desempenho em confinamento, do desmame ao abate aos quatorze meses, de bovinos inteiros ou castrados, produzidos por vacas de dois anos. Cienc. Rural, v.27, p.651-655, 1997.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.