“Bem-Estar Animal” é a capacidade do animal de se adaptar ao ambiente em que se encontra.
Porém, este conceito de Bem-Estar Animal, possui outros significados, que estão relacionados à qualidade de vida de um animal e isto engloba:
Para Donald Broom, zootecnista e professor, considerado um dos maiores pesquisadores do “Bem Estar Animal“, também conhecido por “BEA”, ninguém é capaz de oferecer Bem-Estar a um animal, mas sim condições para o animal se adaptar, da melhor maneira possível, ao ambiente.; e assim, quanto melhores as condições oferecidas, melhor a adaptação.
Segundo Broom, os consumidores tem o poder de exigir mudança na linha de produção na Pecuária, fazendas, granjas e frigoríficos; a fim de garantir melhores condições aos animais. Sendo assim, é possível e necessário que cada vez mais, consumidores e produtores estejam aliados na busca do Bem Estar Animal, garantindo melhores condições e qualidade nas criações.
Dentro deste tem, existe um conceito que define as necessidades básicas dos animais, o Conceito das 5 liberdades, revisado em 2009 pelo Conselho de Bem-Estar de Animais de Fazenda (FAWC), que define, por 5 etapas, as necessidades básicas dos animais; que são:
1) Estar livre de fome e sede, ou seja, todo animal deve ter acesso a água e alimento adequados para sua necessidade;
2) Estar livre de desconforto; que consiste em ambiente adequado, permitindo abrigo e descanso;
3) Estar livre de dor, doença e injúria; ou seja, ser atendido, tratado e cuidado, em caso de necessidades;
4) Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie; traduzido em: ter espaço suficiente, instalações e companhias adequadas da espécie do animal.; e por fim;
5) Estar livre de medo e de estresse, que significa possuir condições e meios que evitem o sofrimento mental dos animais.
Este Conceito de Bem-Estar-Animal, quando expandido para a área da Pecuária, com Criações de Gado de Corte e Leite, é prioridade de empresas como a Expressão Animal Homeopatia, que busca, através de informações e ações, difundir o Bem-Estar Animal, pois além de ser uma questão ética, o Bem-Estar Animal é também um fator econômico, que promove aumento da produtividade e lucratividade do rebanho, elevando a quantidade e qualidade na Produção Animal.
Portanto, é importante estar atento a medidas que possam melhorar o Bem-Estar Animal, como melhora de condições nos ambientes de criações animais e melhora na capacidade do animal em se adaptar a situações de estresse. Neste caso, podemos citar o uso de produtos como o Equalizador Plus, um Medicamento Natural que proporciona melhora do conforto animal e saúde; potencializando a capacidade do animal em suportar situações de estresse, além de elevar a resistência a doenças.
Maiores informações, Entre em Contato.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fontes: 1) Bond, G. B., et al. Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros. Ciência Rural, Santa Maria, v.42, n.7, 2012.; 2) Miranda, d. l., et al. Bem-estar animal na produção de carne bovina brasileira, informações econômicas, sp, v. 43, n. 2, 2013; 3) worldanimalprotection.org.br
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.