Este texto, busca descrever, de forma simples e objetiva, aspectos relacionados a Mosca-dos-Chifres, como origem e comportamento.
Isto para auxiliar no conhecimento e Controle deste Parasita Bovino tão prejudicial à Pecuária Nacional.
Mosca-dos-Chifres: Introdução no Brasil
Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) foi reconhecida como praga de Bovinos em 1830 na França.
No Brasil a Mosca-dos-Chifres foi identificada em 1977, em Roraima, e em 1991, nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Hoje este Parasita se encontra distribuído por todo o território nacional, sendo um dos fatores responsáveis por esta ampla distribuição o transporte em rotas de comercialização de Gado; além do clima favorável para o desenvolvimento da Mosca (verões chuvosos e quentes).
Mosca-dos-Chifres: Comportamento
A Mosca-dos-Chifres se alimenta de sangue, preferencialmente Bovino, através de picadas dolorosas, que acabam por gerar dor, irritabilidade e Estresse no Gado, o que explica a denominação da Mosca-dos-Chifres como “irritans”, pois esta causa irritação ao animal infestado.
Sabe-se que as Moscas fêmeas sugam o sangue com maior freqüência, quando comparado com as Moscas machos, na qual uma Mosca fêmea chega a realizar em torno de 40 picadas por dia, com duração de três a quatro minutos, cada picada, enquanto que os machos picam, em média, 25 vezes ao dia.
Outra curiosidade relacionada a Mosca-do-Chifre é referente a sua dependência em relação ao seu hospedeiro, que no caso é o Bovino.
Este inseto é dependente do hospedeiro, e um fato interessante é que a Mosca-do-Chifre pode se alimentar de sangue de diversos animais, porém seus ovos somente se desenvolvem em Fezes Bovinas, o que determina sua dependência com o hospedeiro.
Além disso, outra curiosidade é em relação ao seu nome “Mosca-dos-Chifres” que é pouco apropriada para o nosso pais tropical. Este hábito de se aglomerar na base dos Chifres é observado em regiões de cima temperado; diferente do que se observa no Brasil, onde as Moscas costumam se localizar nas regiões das costas, paleta, barriga e pernas do Gado Infestado.
Mosca-dos-Chifres: Controle e Combate
Os prejuízos causados pela Mosca-dos-Chifres, intensificou o uso de Inseticidas químicos, como Piretróides, o que vem gerando problemas com Resistências.
Por isso, muitos pesquisadores estão em busca de novos métodos, a fim de conquistar um Controle Eficaz da Mosca-do-Chifre. Neste contexto, um tipo de produto, 100% Natural e que tem apresentado eficácia e resposta rápida, além de segurança e ausência de resíduos tóxicos são é o Produto Parasito Plus (antigo Parasito H).
Parasito Plus é um medicamento homeopático, desenvolvido a partir de pesquisas e estudos, que além de atuar tanto no Controle e Prevenção de Mosca-do-Chifre, age também no Combate a Carrapato Bovino, Berne e Verminoses Bovinas.
Para mais informações sobre Parasito Plus, entre em Contato com Técnicos Especializados no assunto.
Saiba mais em: Mosca-dos-Chifres: Conhecer Melhor para Controlar.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo
Fonte: 1) Brito, L. G.; et al Mosca-dos-Chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e Controle. Comunicado Técnico, Set/2005. Porto Velho, RO; 2) De Almeida, F. A., et al. Dinâmica populacional da Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) em Bovinos da raça Guzerá e mestiço em Selvíria, MS. Ciências Agrárias, v. 31, n. 1, 2010.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.