Existem diversos tipos de Controles do Carrapato Bovino (Boophilus microplus).
Um parasita que afeta tanto Bovinos de leite quanto de Corte, gerando estresse e irritação no Gado ao sugarem o sangue, além de perfurar e danificar o couro e transmitir parasitas que causam a Tristeza Parasitária, Piroplasmose ou Doença do Carrapato.
Levando em consideração, a importância de conhecer melhor este Parasita, para poder Controlar de forma eficaz o Carrapato Bovino, iremos resumir, de forma simples seu ciclo de vida e Controle.
- Ciclo de vida do Carrapato Bovino
O Carrapato do Bovino possui 2 fases de vida:
Após acasalar, o Carrapato fêmea suga o sangue do hospedeiro tornando-se uma fêmea ingurgitada (chamada também de mamona ou jabuticaba), que se solta e cai na pastagem, onde após 3 dias começa a postura de até 3.000 ovos.
Cerca de 4 semanas, os ovos eclodem em larva (micuim), que sobem nos talos de gramínea, à espera da passagem dos Bovinos, para neles subir e começar a fase parasitária.
Este ciclo da postura até a larva, tem um período que varia, conforme as condições de temperatura e umidade.
Nos meses quentes e úmidos, o desenvolvimento dos ovos é rápido, diferente da época seca e fria, esse tempo chega a triplicar. Este fato é importante para o Controle Eficaz dos Carrapatos Bovinos.
O desenvolvimento do Carrapato Bovino é limitado pelas condições de umidade e temperatura, sendo necessário a ocorrência de chuvas e temperatura amena para que a umidade favoreça o desenvolvimento do Carrapato na vida livre.
Durante o ano, podem ocorrer de 3 a 4 gerações de Carrapatos, na qual cada fêmea pode produzir cerca de 3.000 novos Carrapatos, é possível se ter uma ideia do grande potencial de Infestação de Carrapatos Bovinos. Durante o verão, com temperaturas muito altas, ovos e larvas morrem ressecados na pastagem, diminuindo o número de larvas de Carrapatos.
- Como Controlar o Carrapato Bovino
Para Controlar o Carrapato Bovino com Carrapaticida, sabe-se que o momento ideal de aplicação é quando o número de fêmeas ingurgitadas (com ovos) é grande. Porém, em muitos casos a falta de controle de frequência e troca do tipo de Carrapaticida acelera o processo de Resistência dos Carrapatos Bovinos aos Carrapaticidas, dificultando cada vez mais seu Controle.
Neste cenário, a fim de melhorar a eficiência no Controle, muitos recorrem ao “Controle Estratégico”, que combina diferentes técnicas de manejo, possibilitando melhor Controle dos Carrapatos Bovinos.
Um exemplo desse tipo de Controle é reduzir a utilização de Carrapaticidas, inserindo outros tipos de produtos como Homeopatia ou outros produtos de Controle Natural.
No caso da utilização da Homeopatia, as vantagens são diversas como: Controle Natural, sem Resíduos, sem risco de gerar Resistência, baixo custo, facilidade de uso e garantia de eficácia, isto claro, quando se usa produtos de qualidade como o Parasito Plus, um excelente medicamento eficaz no Controle e Prevenção do Carrapato Bovino.
Maiores informações sobre Parasito Plus, favor entrar em Contato.
Fontes: 1) Furlong, J; Sales R. de O. Controle Estratégico de Carrapatos no Bovino de Leite: Uma Revisão. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal (v.1, n.2) p. 44 – 72, 2007. www.higieneanimal.ufc.br; 2) Furlong, J. Carrapato dos Bovinos: conheça bem para controlar melhor. Juiz de Fora, MG: Embrapa-CNPGL, Circular Técnico 46, 1998. 21p.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.