Este pequeno parasita bovino, conhecido como de Mosca-do-Chifre (Haematobia irritans) é uma praga em muitos países. Por se alimentar de sangue, preferencialmente bovino, este inseto pica seu hospedeiro dia e noite, causando estresse e irritabilidade no gado, reduzindo sua capacidade de se alimentar e repousar adequadamente.
Por este motivo, observa-se queda na produtividade e imunidade de um rebanho, quando este sofre com infestações deste parasita. Isto demonstra a necessidade de medidas capazes de reduzir e prevenir altos níveis de infestações por Mosca-do-Chifre, que deve ser realizada de forma cuidadosa, a fim de obter maior resposta.
Assim, especialistas recomendam que se faça a utilização dos produtos químicos (inseticidas) no início do período seco (mês de maio, quando acaba a época das águas) e no inicio de chuvas (mês de setembro), quando a mosca tende a se desenvolver mais rápido.
Além do uso de inseticidas, o produtor deve recorrer ao uso de produtos naturais, (como Parasito Plus) que auxilia no controle durante o ano todo, evitando assim o risco de altas infestações e problemas com resistência; além de reduzir, ao longo do ano, as necessidades do uso de inseticidas, podendo diminuir a necessidade de inseticidas, e em muitos casos, excluir o uso de produtos químicos, conseguindo controlar, de forma eficiente e natural, a mosca-do-chifre, sem gerar resistências e sem a presença de resíduos tóxicos.
Saiba mais, entrando em Contato com equipe técnica especializada.
Fonte: Imagem: http://www.revistaleiteintegral.com.br/noticia/grande-desafio
Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.