Fotossensibilização também é conhecida por “Requeima”, “Requeima de Pastagens”, “Sapeca” e “Pira”.
Trata-se de uma sensibilidade exagerada do animal aos raios solares, ocasionando queimaduras e outros sintomas.
Em criação de Bovinos a Fotossenbilização causada por ingestão de Plantas é um problema que gera muitos prejuízos ao pecuarista.
Neste contexto, de todos os animais, os bezerros são os que mais sofrem com a requeima, principalmente na fase do desmame, mas Bovinos de todas as idades estão sujeitos à doença.
Entre os sintomas mais comuns da requeima estão as lesões na pelagem do animal, podendo estar acompanhadas por bicheiras e outras infecções.
Além disso observa se perda de peso, desânimo no animal (Gado fica deitado por um período maior do que o “normal”), fezes secas,
Existem duas causas da Requeima em Bovinos, chamadas de Fotossensibilização primária e Fotossensibilização secundária.
Na Fotossensibilização primária o Bovino apresenta uma sensibilidade exagerada aos raios solares, com lesões na pelagem, porem não apresenta problemas no fígado.
Já na Fotossensibilização Secundária, também chamada de Fotossensibilização Hepatógena observa-se além da sensibilidade exagerada aos raios solares, com lesões na pelagem, observa-se lesões hepáticas, ou seja, lesões no fígado.
Este tipo de Fotossensibilização é mais comum, ou seja, acomete mais os Bovinos e é observado após a ingestão de Plantas Tóxicas fotossensibilizantes pelos Bovinos.
Assim, podemos citar algumas Plantas que causam Fotossensibilização Secundária em Bovinos.
Essas Plantas são conhecidas como Plantas hepatotóxicas por acometerem o fígado e causarem a fotossensibilização (fotossensibilização hepatógena ou secundária).
Exemplos dessas Plantas são: plantas pertencentes ao gênero Brachiaria (B. brizantha, B. decumbens e B. humidicola); Lantana spp (“Chumbinho”, “Camará”, “Cambará”, “Bem-me-quer” e “Mal-me-quer”); Enterolobium gummiferum (“angicode-minas”, “orelha-de-negro”, “favela-branca”, “sene” “orelha-de-onça” ou “vinhático-do-campo”); entre outras.
Deve-se destacar que esta sensibilidade da pele à luz devido à ação de certas Plantas, pode ocorrer também por ingestão de algumas drogas ou outras substâncias; sendo uma patologia que além de ser observada em Bovinos é também comumente encontrada em outros animais domésticos como bubalinos, suínos, equinos, ovinos e caprinos.
No caso de Fotossensibilização (Requeima) observado nos animais, deve-se buscar auxilio no tratamento do fígado devido a insuficiência hepática observada em situações de Requeima independente de sua origem; alimentar, medicamentosa ou tóxica.
Assim sendo, é indicado o uso de medicamentos como o Intoxicação Plus, um Medicamento 100% Natural indicado para casos de Intoxicação Bovina, atuando também em Intoxicações em Caprinos, Ovinos e outras categorias de animais.
Intoxicação Plus tem ação preventiva e curativa.
No caso da ação preventiva deve-se adicionar de 200 a 400g por 30 kg de suplemento mineral, garantindo o consumo mínimo de 1 g/cab/dia.
Deve-se estar atento ao uso estratégico, a fim de Prevenir Intoxicações Bovinas. Com isto, é indicado o fornecimento de Intoxicação Plus no período de maior risco da ocorrência de Requeima; que é justamente o período de 60 a 90 dias pós desmama e no período da seca (entressafra) e período inicial da época de chuvas.
Já no caso de Ação Curativa de animais doentes ou intoxicados, recomenda-se remover os animais doentes da pastagem, separar os animais em lotes em piquetes bem sombreados e fornecer diariamente Intoxicação Plus incorporado no suplemento a ser fornecido ao animal, devendo ser adicionando 400g por 30 kg de suplemento mineral.
Para mais informação entre em Contato com especialistas no assunto.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.