Homeopatia e Pecuária

Inseticidas e Controle da Mosca-do-Chifre: entenda o motivo de tanta discussão.

Parasito Plus: 100% Natural e Eficaz.

Mosca-do-Chifre é uma praga para a pecuária que atinge todo território nacional;.

Por isto torna-se importante discutir as medidas adotadas na busca de Controle e Prevenção deste Parasita Bovino.

Quando se fala em Mosca-do-Chifre, muitos pensam no uso de produtos químicos, como Inseticidas, que são produtos destinado aoControle da Mosca que é motivo de tanta discussão. 

Por isto, iremos descrever, de forma simples, a trajetória desses produtos na Pecuária Nacional.

  • Um dos primeiros agentes químicos utilizados para pulverização no Controle de Mosca-do-Chifre foi o pó de piretro, poderoso Inseticida extraído do crisântemo selvagem europeu (piretro-da dalmácia), Pyrethrum cinerariaefolium.
  • Após este produto, o controle químico dos Ectoparasitas, apresentavam hidrocarbonetos clorados (hexacloreto de benzeno, clordane, toxafene, metoxiclor, lindane, carbaril e o diclorodifeniltricloretano, conhecido por DDT). O DDT foi muito utilizado nas décadas de 40 e 50 no Combate as Moscas; causando toxidez inclusive para humanos e problemas até hoje como câncer, segundo especialistas. Por estes motivos, no Brasil, a venda de Inseticidas Organoclorados está proibida desde 1985, com exceção do methoxiclor liberado para vacas em lactação, pela pequena quantidade de resíduo presente no leite.
  • Já nas décadas de 70 e 80, foram desenvolvidos os compostos Piretróides; que mesmo apresentando facilidade de degradação no ambiente, estes em contato com as águas (córregos, rios, lagos, etc), causam mortalidade de peixes por ser altamente tóxicos para estes. Além disto; este tipo de inseticida pode deixar resíduos no leite de animais tratados, podendo levar a intoxicações. Os Piretróides recebem nomes comerciais como bioaletrina, bioresmetrina, deltametrina, cipermetrina, flumetrina, ciflutrina, fempropatrina, cialotrina, bifentrina, teflutrina, ecialotrina, entre outros, usados em larga escala no Brasil.
  • Na mesma época dos Piretróides, foram desenvolvidas substâncias como o metopreno (diflubenzuron) e as Avermectinas (como a doramectina); utilizadas até hoje.

O motivo de tanta discussão em relação aos Inseticidas; é que seu uso maciço gera danos ao meio ambiente, pela a toxicidade ao ser humano e animais; aparecimento de resistências nas moscas; além a presença de resíduos tóxicos, observados no ambiente e nos produtos de origem animal como a carne e o leite.

Mesmo com tanta problemática, diante da resistência, muitos produtores utilizam maiores quantidades do inseticida, na tentativa de recuperar a eficácia original do produto; além do aumento da frequência de aplicação, em busca de eficácia no Controle de parasitas como a Mosca-do-Chifre; o que potencializa seus danos descritos acima; além de elevar os gastos.

Diante deste cenário, tem surgido alternativa eficientes, com respostas surpreendentes no Controle de parasitas bovinos, como a Mosca-do-Chifre.

Uma dessas alternativas, que possui ação comprovada é o medicamento Parasito Plus, um produto natural, que possui ação rápida e eficaz contra estes parasitas, sem trazer problemas com resíduos ou resistência.

De fácil utilização e baixo custo, Parasito Plus tem conquistados cada vez mais adeptos, pela sua surpreendente resposta.

Saiba mais, entrando em Contato com equipe técnica especializada.

Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Fonte: Deleito C. S. R.. Inseticidas Alternativos no Controle de Moscas Sinantrópicas. Doutorado. Universidade Federa Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Veterinária. Seropédica, R.J.; 2008.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal