Homeopatia e Pecuária

Intoxicação em Bovinos: Planta Tóxica Corona.

Intoxicação Plus: eficaz.

Intoxicação em Bovinos: Planta Tóxica Cipó-Prata ou Corona.

Plantas Tóxicas são responsáveis por muitos casos de Intoxicação Bovina, levando a prejuizos devido ao envenenamento por essas plantas.

Neste contexto, morte dos animais, abortos, queda na produção (carne e leite), entre outros prejuizos sao contabilizados.

Existem mais de 100 espécies de plantas tóxicas conhecidas de interesse pecuário em nosso território nacional, dentre as quais iremos destacar a Mascagnia pubiflora.

Panta comum no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro e parte de São Paulo.

Conhecida popularmente por “Corona” ou Cipó Prata.

O nome Cipó Prata ocorre devido ao aspecto prateado das folhas na época de brotação; sendo que as partes tóxicas são as folhas e os frutos; onde sua ingestão, dependendo da quantidade e da imunidade do animal, causa insuficiência cardíaca superaguda associada ao exercício (ou “morte súbita”) quando ingerida pelos animais, no caso bovinos (o mesmo ocorre com a Erva-de-Rato).

Apesar de ocorrer Intoxicação por ingestão desta Planta em qualquer época do ano; a ocorrência de mortes é maior durante a estação seca, devido à escassez de forragem e é justamente neste período de seca, que a planta se torna muita chamativa e palatável para os Bovinos.

A dose letal em Bovinos, por ingestão Mascagnia pubiflora, varia conforme o estádio de crescimento da planta. Na fase de brotação, floração e frutificação, a dose letal é de 5 gramas de folhas frescas por kg em bovinos. Já na fase da planta madura, a dose letal é de 20 g/kg.

Intoxicação em Bovinos: Planta Tóxica Cipó-Prata ou Corona.

Os sintomas de Intoxicação Bovina por ingestão de Cipó Prata são:

  • dificuldade do gado em se levantar,
  • andar rígido,
  • tremores musculares,
  • queda,
  • movimentos de pedalagem, podendo evoluir para a morte.

Nota-se que, em caso de animais intoxicados, estes deverão ter a movimentação restringida por uma ou duas semanas, sendo que em caso de intoxicação moderada, existe a possibilidade de recuperação.

A fim de evitar casos de Intoxicações em animais como Bovinos e outros, o pecuarista deve buscar manter os pastos “limpos” e buscar alternativas como medicamentos que auxiliam na prevenção e redução de sintomas e perdas de animais por estes tipos de Intoxicações.

Neste aspecto, o produto Intoxicação Plus é um excelente medicamento que atua de forma eficaz na prevenção e redução de Intoxicações por diferentes tipos de Plantas Tóxicas, incluindo intoxicações por Mascagnia pubiflora.

Intoxicação Plus atua na melhora da Saúde e Imunidade do animal tratado, prevenindo e tratando os mais diferentes tipos de intoxicações, além de auxiliar nas funções do fígado dos animais tratados, reduzindo assim possíveis casos de Intoxicações.

Mais informações referente a este tipo de medicamento, entre em Contato com equipe de técnicos especializados.

Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal