Plantas Tóxicas quando ingeridas por Bovinos podem causar diferentes sintomas de intoxicações, que variam conforme estado de saúde do animal, tipo e parte da Planta e quantidade ingerida.
Por causar inúmeros prejuízos na Pecuária, tanto em Gado de Corte quanto de Leite, as Plantas Tóxicas que causam Morte Súbita em Bovinos é um assunto bastante discutido por estudiosos nesta área.
Com o objetivo de auxiliar o produtor de gado iremos descrever, de forma simples e resumida, as principais Plantas Tóxicas responsáveis por Morte Súbita em Bovinos, a fim de facilitar sua identificação e prevenção.
1) Palicourea marcgravii, conhecida por Cafezinho, Café-Bravo, Erva-Café e Vick ou Erva-Vick, esta é considerada a principal Planta Tóxica do Brasil, sendo encontrada no Norte, parte do Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.
Por apresentar sabor agradável (boa palatabilidade), alta toxidez e efeito cumulativo; em algumas regiões como a Amazônica é a principal causa de Morte Súbita em Bovinos.
Sua Intoxicação ocorre quando Bovinos ingerem folhas e frutos, sendo que para um Bovino de 300kg é necessário cerca de 180g de folhas para Intoxicar o animal. Lembrando que sua ingestão se dá em qualquer época do ano e devido a sua alta palatabilidade, ocorre mesmo em pastos com forragem abundante.
2) Palicourea aeneofusca, chamada de Erva-de-Rato ou Papaconha esta Planta é encontrada em matas úmidas e fechadas, como região litorânea do nordeste do Brasil (Zona-da-Mata e de Garanhuns, Pernambuco e no leste da Bahia). Por apresentar também boa palatabilidade, os BOVINOS ingerem a Erva-de-Rato sem fome e em qualquer época do ano, sendo muito fácil sua Intoxicação.
Iniciando um resumo que será dividido em Partes, estas duas Plantas Tóxicas responsáveis por Mosrtes Súbitas em Bovinos descritas são as que iniciam este resumo, por sua importância na Pecuária.
A diante escreveremos mais textos a respeito de Plantas Tóxicas que causam Morte Súbita, porém gostariam de deixar descrito que existem formas de reduzir e até evitar perdas econômicas com este tipo de Plantas.
Neste contexto uma das medidas e o Manejo de Pastagens, na qual deve-se incluir a observação e eliminação de Plantas Tóxicas presentes na propriedade, evitando assim a presença de Pastos Sujos.
Outra medida eficaz é o uso de medicamentos que auxiliam na prevenção destes tipos de Intoxicações, como no caso do produto Intoxicação Plus, que atua na Prevenção, Tratamento e Cura de quadros causados por INTOXICAÇÃO BOVINA.
Para saber mais sobre Intoxicação Plus, entre em Contato com Equipe Técnica Especialista.
Leia em seguida: Morte Súbita: Plantas Tóxicas e Bovinos Parte 2 – Roxa, Roxinha e Palicourea grandiflora
Fontes: 1) Serodio, J. J. Principais plantas tóxicas que cursam em sinais neurológicos primários e secundários em ruminantes. UFG. Escola de Vet. e Zootecnia – Pós-graduação em Ciência Animal. Seminários Aplicados. Goiânia – G.O.; 2011; 2) gege.agrarias.ufpr.br; 3) Brito, L., B. de; et al.Spontaneous and experimental poisoning of cattle by Palicourea aeneofusca in the region of Pernambuco and induction of conditioned food aversion. Cienc. Rural [online]. 2016;4) portais.ufg.br
Direitos reservados: Artigo e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e autor(es) do artigo.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.