Mosca-dos-Chifres e seu controle é um assunto que gera polêmica.
E um dos motivos desta polêmica é que desde a década de 70 e 80 até hoje os Piretroides são utilizados no Combate a Mosca-dos-Chifres na forma de pulverização, brincos impregnados e polvilhamento.
Com isto, vem se observando cada vez mais o problema de resistência a este Inseticida no Brasil.
Além disto, esta resistencia é agravada pelo fato de que a maioria dos Inseticidas utilizados para o combate a Mosca-dos-Chifres possuem composição semelhantes.
Assim, em média, 80% dos inseticidas para controle de Mosca-dos-Chifres possuem Piretróides em sua composição, o que favorece o aparecimento de resistência, com diminuição de sua eficácia; um problema já observado no controle de carrapatos, que são resistentes á maioria dos carrapaticidas presentes no mercado.
Outro fator preocupante foi o desenvolvido dos brincos inseticidas; na qual também apresentam em sua maioria Piretroides.
Mas porque isto é um problema?
Pelo fato do uso de brincos inseticidas em muitos casos não terem seus períodos de permanência nos animais respeitados, determinaram o aparecimento de resistências.
Infelizmente, o controle efetivo da Mosca-dos-Chifres com produtos químicos (Inseticidas) tem demonstrado efeitos negativos, como moscas resistentes aos inseticidas, com redução da eficiência desses produtos e o aumento dos custos de controle.
A resistência promove redução eficácia dos pesticidas até a sua completa ineficácia e ausência de controle do parasita.
Esta situação já e uma realidade com relação aos carrapatos, os quais se mostram resistentes à maioria dos carrapaticidas existentes no mercado.
O uso de inseticidas deve ser racional, pois além de deixar resíduos na carne e no leite, provoca danos ao meio ambiente, causando desequilíbrio ecológico.
Por isto, muitos especialistas recomendam o uso do inseticida no inicio da estação chuvosa e somente quando o número de moscas nos animais for acima de 200; além de associar ao uso de outros meios que possam auxiliar no Controle efetivo da Mosca-dos-Chifres.
Neste contexto, se destacam os medicamentos provenientes da Homeopatia, que por serem naturais, não provocam problemas de resistência e tampouco de resíduos tóxicos.
Sendo assim, destacamos o produto Parasito Plus, um Medicamento homeopático de Cocho, natural, elaborado a partir de estudos e pesquisa, com tecnologia exclusiva que garante resultados no Combate a Mosca-dos-Chifres de forma natural, segura e eficaz.
Por fim, Parasito Plus também atua no controle de outros Parasitas bovinos, como os Carrapatos Bovinos, Berne e Verminoses.
Mais informação sobre Parasito Plus entre em Contato com equipe técnica especializada.
Fonte: Deleito C. S. R.. Inseticidas Alternativos no Controle de Moscas Sinantrópicas. Doutorado. Universidade Federa Rural do Rio de Janeiro. Instituto de Veterinária. Seropédica, R.J.; 2008.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.