Mosca do Chifre é um dos principais parasitas em nossa pecuária nacional, onde diversas medidas são tomadas a fim de seu controle e prevenção.
Sendo assim, conhecer este inimigo natural é um recurso importante para auxiliar na melhor escolha, a fim de combater de forma eficaz.
Por isto descrevemos: Mosca-do-Chifre: Entenda o Ciclo de Vida e como Combater este parasita.
A Mosca-do-Chifre fêmea, após o acasalamento, se desloca para as partes mais baixas dos Bovinos, aguardando o momento em que o animal defeca, ou mesmo um Bovino mais próximo.
A partir daí, as Moscas voam rapidamente para as fezes frescas para botar os ovos (de 10 a 20 ovos), e logo em seguida, as Moscas voltam para o hospedeiro.
O curioso é que este processo pode ocorrer até 15 minutos após o animal ter defecado, pois passado este período, as fezes perdem a atratividade para a Mosca-dos-Chifres.
Os ovos ficam localizados na borda do bolo fecal e em condições adequadas (calor e umidade alta), após cerca de 24 horas, os ovos eclodem, saindo as larvas que penetram na massa fecal e se alimentam das fezes, e dentro de 4 a 7 dias, estas larvas se transformarem em pupa.
Após este período, dentro de 4 a 7 dias, da pupa sai a Mosca-do-Chifre adulta; que migram para seus hospedeiros, no caso Bovinos, em busca de alimento, onde sugam o sangue e dentro de 2 a 3 dias, estas Moscas estão prontas para acasalar e botar ovos.
Especialistas, ao estudarem o ciclo de vida da Mosca-dos-Chifres descrevem que a melhor maneira de Controlar e Prevenir infestações deste parasita são produtos que atuam interrompendo o ciclo de vida deste inseto; como no caso do medicamento Parasito Plus.
Parasito Plus age interrompendo o ciclo de desenvolvimento da Mosca-do-Chifre, impedindo assim o seu desenvolviemnto e proliferação. Age de forma segura e natural, sem risco de resistencia e intoxicações.
Um medicamento 100% natural, de cocho (sem necessidade de manejo) e sem carência.
Mais informações ou dúvidas sobre Parasito Plus, entrar em Contato com especialistas no assunto.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fontes: 1) Silva Netto, F.G. da; et al. A Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) em Rondônia. Embrapa – CPAF, Porto Velho – R.O.; 1991. 11p.; 2) Láu, H. D. Haematobia irritans: a Mosca problema. Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido. Recomendações básicas 12. Embrapa, CPATU. 1989.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.