De hábito exclusivamente hematófago a Mosca-dos-Chifres causa incômodo aos Bovinos, podendo resultar em perdas à produção e gastos com controle.
Por permanecer todo o tempo sobre o hospedeiro, a Mosca-dos-Chifres gera estresse aos animais, sendo responsável por prejuízos como:
- perda de peso,
- ganho de peso zero,
- queda na produção de leite;
- além de causar estresse e prejudicar a qualidade do couro dos animais infestados.
Sabemos que as fêmeas de Mosca-dos-Chifres picam com maior frequência, quando comparado com os machos; devido a necessidade de sangue para a maturação dos ovos.
Sendo assim, as Moscas fêmeas chegam a picar 38 vezes por dia, cada qual com duração de três a quatro minutos; enquanto que uma Mosca macho pica, em média macho ataca cerca de 24 vezes ao dia.
O estresse e irritabilidade causado por este inseto é significativo, considerando uma infestação de 500 Moscas em um único Bovino, este quadro se agrava.
Assim, torna-se necessário o Controle e Prevenção deste tipo de infestação, que pode ser realizado com produtos adequados, como o Parasito Plus, com resposta rápida, eficaz, além de não apresentar resíduos e resistência.
Parasito Plus atua de forma rápida e natural, interrompendo o ciclo de vida deste parasita, prevenindo e reduzindo futuras infestações.
Seu uso não agride o meio ambiente, por ser 100% natural, Parasito Plus é isento de resíduos tóxicos, apresentando segurança e carencia zero.
Maiores informações sobre Parasito Plus, entre em Contato com Especialistas no assunto
Quer saber mais; leia: Mosca-do-Chifre: 10 perguntas clássicas.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo
Fonte: Brito, L. G. et al; Controle integrado da Mosca-do-Chifre para a microrregião de Ji-Paraná, Rondônia. Embrapa Rondônia, 2007.