Planta Tóxica é definida como "uma Planta capaz de gerar danos na saúde e na vitalidade de animais" como Bovinos, Caprinos, Ovinos, entre outros, inclusive no ser humano.
Muitas Plantas Tóxicas de interesse na Pecuária geram perdas econômicas com:
Essas perdas ocasionadas pelas Plantas podem ser classificadas como diretas ou indiretas.
As perdas diretas são aquelas geradas pela queda de índices reprodutivos (infertilidade, abortos, malformações), diminuição da Produção Animal (produção de leite, carne, lã), queda da saúde, aumento de doenças e morte de animais.
Já as perdas indiretas As perdas indiretas estão relacionadas aos gastos com limpeza de pastagens, tratamento das Intoxicações e manejos.
Sabendo das perdas causadas pelas Intoxicações com Plantas Tóxicas, tornas-se importante conhecer os principais fatores responsáveis por estas Intoxicações, dos quais se destacam:
1) Palatabilidade
Existem Plantas extremamente palatáveis, ou seja, com sabor agradável, que causam Intoxicação como no caso da Erva-de-Rato ou Cafezinho (Palicourea marcgravii), que além de ser amplamente distribuída no território nacional, é muito palatável.
Isto torna a Erva-de-Rato ou Cafezinho a principal Planta Tóxica brasileira, responsável por “morte subida” em animais que a ingerem, dependendo da quantidade e parte da Planta.
Já as espécies pouco palatáveis são ingeridas somente em condições especiais, como no caso da Planta Senecio spp (conhecida por Flor das Almas, Tasneirinha e Maria-Mole) que permanece verde e disponível nos pastos, nas épocas de secas.
2) Fome
Muitas Plantas Tóxicas são consumidas somente quando os animais estão com fome.
A fome faz com que o animal ingira Plantas de menor palatabilidade. Muitas vezes, isso acontece quando as pastagens têm pouca disponibilidade de forragem, principalmente em épocas de estiagem, quando algumas Plantas Tóxicas permanecem verdes ou rebrotam com facilidade, como no caso da Senecio spp (Flor das Almas).
3) Disponibilidade da espécie Tóxica
Existem Plantas Tóxicas que estão disponíveis em épocas de seca, onde no meio das pastagens secas podem ser observadas, como no da Senecio spp (Flor das Almas), já descrita acima.
4) Sede
Animais que passam sede e logo em seguida bebem água perdem a palatabilidade e a capacidade de seleção, podendo ingerir Plantas que anteriormente não ingeriam. Este é um fator importante, principalmente após transportes, quando os animais podem passar longos períodos sem beber água, ficando com sede.
Após conhecer esses fatores que podem levar a Intoxicação por Plantas, o produtor de Gado e de outros animais, como Caprinos, Ovinos, entre outros; deve estar atento a medidas de Prevenção e Controle desta Intoxicações.
Neste caso, uma das medidas consiste na retirada das Planta Tóxicas dos pastos, ou seja, limpeza de Pastos Sujos, além do uso de Produtos que auxiliam no Combate, Controle e Tratamento de Intoxicações, como no caso do medicamento Intoxicação Plus (antigo A Toxi H).
Intoxicação Plus é 100% natural e age de forma eficaz, Prevenindo e tratando casos de Intoxicações por Plantas tóxicas.
Maiores Informações ou dúvidas entre em Contato.
Saiba mais em: Morte Súbita em Bovinos e ingestão de Plantas Tóxicas.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fontes: 1) Carvalho, M. da S. Plantas tóxicas: importância para a pecuária: revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Biologia, v. 5, n. 2, p. 1-8, 2012; 2) Riet-Corrêa F, et al. A pecuária brasileira e as plantas tóxicas. Revista UFG. 2012; 13(13): 83-91.
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.