Homeopatia e Pecuária

Perda da Qualidade do Leite: Como Evitar?

Mamite Plus: Medicamento Natural

Leite de Qualidade e sua produção é o foco de produtores e laticínios, a fim de conquistar maior ganho por litro de leite produzido e melhor rendimento de derivados lácteos.

Para isto é necessário garantir saúde no Gado de Leite, com controle de doenças como Mamite ou Mastite Bovina; além de medidas como higiene e boas práticas de ordenha.

Isto é necessário devido a caracterização da Qualidade do Leite que é medida pela sua:

  • composição química (presença e teores de proteína, gordura, lactose, sais minerais e vitaminas);
  • características físico-químicas;
  • higiene.

Esta qualidade é medida através de parâmetros analisados segundo exigências de uma Política Nacional de incentivo à Produção de Leite de alta qualidade; regidas por leis como:

  • Portaria Nº 166/1998;
  • Portaria Nº 56/1999;
  • Instrução Normativa Nº 51/2002.

Desta forma, sabendo das exigências quanto a Qualidade do Leite é importante conhecer os fatores que interferem nesta qualidade, a fim de evitá-los. Assim, destacamos:

  1. Doenças no Rebanho; em especial a Mamite ou Mastite que deve ser Controlada e Prevenida;
  2. Falta de higiene durante a ordenha; levando em consideração medidas de higiene dos “tetos” antes e após a ordenha, cuidado com a saúde do úbere e limpeza de equipamentos;
  3. Evitar o uso incorreto e/ou indiscriminado de e antibióticos, desinfetantes, carrapaticidas e inseticidas químicos; a fim de evitar problemas relacionados a presença de resíduos no Leite;
  4. Respeitar o Período de Carência se necessário;
  5. Cuidados com alimentação, manejo, período de lactação e situações de estresse, fatores importantes quanto a Qualidade composicional do Leite.

Estes fatores, descritos acima, são responsáveis pela manutenção da Qualidade do Leite; por isto, os produtores de Leite devem implantar métodos para melhoria desta qualidade; na qual se destacam medidas que possam melhorar a saúde do rebanho leiteiro, diminuindo as incidência de doenças como Mamite ou Mastite; além da utilização de produtos que não gerem resíduos no Leite.

Neste cenário destacamos o uso de medicamentos que atuam na melhora da imunidade dos animais tratados, além de atuar no Controle de doenças como Mamite ou Mastite e Parasitas Bovinos, como no caso dos produtos Mamite Plus (antigo Mamite H) e Parasito Plus (antigo Parasito H), respectivamente.

Por fim, o Produtor de Leite deve estar atento aos cuidados de manejo e uso de produtos que não gerem problemas de Resistência e Resíduos, buscando recorrer a produtos e medicamentos naturais e com aprovação de órgãos competentes como os medicamentos citados acima.

Duvidas ou informações, Entre em CONTATO

Direitos reservados: Texto de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo ou citação do link.

Fontes: 1) Brito, J.R.F.; DIAS, J.C. A qualidade do leite. Juiz de Fora: Embrapa/Tortuga, 1998. 98p; 2) Brito, J. R. F.; Brito, M. A. V. R. Qualidade higiênica do leite. Juiz de Fora: Embrapa, 1998; 3) radiounasp.com.br

Solicite Seu Orçamento Através do WhatsApp

Ou Solicite
Seu Orçamento Através do Formulário

Preencha o formulário que breve retornaremos o contato. Campos obrigatórios*

Localização
Onde Estamos

R. Francisco Henrique, 298 B.
Ribeirão Claro, Guapiaçú - SP
WhatsApp da Expressão Animal