Mosca-dos-Chifres aumenta na época de calor e chuva e diminuí na época da seca; e muitos perguntam qual a explicação desta diferença de Infestações em épocas distintas?
Esta explicação se dá devido ao seu ciclo de vida, sendo que, em condições favoráveis, ou seja, de calor e chuva, o desenvolvimento da Mosca-dos-Chifres, ocorre em um período menor de tempo (mais rápido).
Sendo assim, podemos afirmar que na época de calor e chuva, o ciclo da Mosca do Chifre ocorre de forma mais rápida gerando maior numero de Moscas Adultas.
Desta forma, notamos que fatores como temperatura e precipitação (Chuva) afetam a população de Moscas; sendo que temperaturas entre 18 até 23ºC são ótimas para o desenvolvimento deste Parasita.
O ciclo da Mosca-dos-Chifres (Ovo – Larva – Pupa – Mosca Adulta) em condições favoráveis dura cerca de 15 dias; sendo que em condições desfavoráveis, como temperaturas baixas e seca, seu desenvolvimento é mais lento, podendo levar a condição de larvas e pupas em diapausa (hibernação), voltando ao desenvolvimento normal somente sob condições favoráveis.
Por este motivo, é que mesmo durante os períodos de menor Infestação de Mosca-do-Chifre, devemos manter o controle da Mosca, a fim de evitar a formação dessas diapausas e assim evitar a ocorrência de Infestações severas na época das águas, onde essas “diapausas”, passam a eclodir.
Sabendo que Infestação por H. irritans, ou seja, Infestações de Mosca-do-Chifre geram queda na produção e no desempenho do gado, com diminuição do ganho de peso, da produção de leite, do apetite e da conversão alimentar; além de causar irritabilidade, estresse e queda na qualidade do couro dos animais infestados; um controle eficaz torna-se necessário.
Isto tem levado ao uso excessivo de Inseticidas, através de Pulverizações e Produtos Pour-on; além do uso de outros produtos químicos no intuito de Combater as Infestações da Mosca do Chifre.
Essas medidas descritas acima, tem se tornado cada vez menos eficaz, devido a dois fatores:
Parasito Plus (antigo Parasito H) atua interrompendo o ciclo da Mosca-do-Chifre, impedindo seu desenvolvimento na fase larval; controlando as infestações de Mosca-dos-Chifres durante o ano todo, de forma natural e eficiente.
Parasito Plusage de forma natural, sem risco de causar resistencia.
Seu uso é simples, sem necessidade de manejos. Isto porque Parasito Plus é um produto de cocho, devendo ser misturado no suplemento alimentar do animal.
Por fim, seu uso é seguro e isento de resíduos quimicos, sendo assim de carencia zero.
Parasito Plus uma excelente alternativa para o controle eficaz da Mosca-dos-Chifres.
Mais detalhes, informações ou duvidas sobre Parasito Plus, entre em Contato com Especialista.
Direitos reservados: Texto e imagem de uso exclusivo da Expressão Animal, sendo permitida sua cópia e/ou réplica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fonte: Brito, L. G.; et al Mosca-dos-Chifres: aspectos bio-ecológicos, importância econômica, interações parasito-hospedeiro e controle. Comunicado Técnico, Setembro, 2005 – Porto Velho, RO
Olá, tudo bem?
Como podemos lhe ajudar?
Orçamento Gostaria de solicitar um orçamento por WhatsApp.
Dúvidas Gostaria de sanar algumas dúvidas sobre os produtos da Expressão Amimal.