Hipocalcemia, Febre do Leite ou paresia puerperal é uma doença presente na Pecuária Leiteira.
A Hipocalcemia ocorre em Vacas Leiteiras com alta produção de leite, num período de 2 a 3 dias após o parto e inicio da lactação.
Este tipo de quadro se desenvolve devido a falta de calcio no organismo do animal neste período tão critico.
Os sintomas da Hipocalcemia ou Febre do Leite vão desde:
- dificuldade em se movimentar e se alimentar,
- ranger dos dentes,
- falta de coordenação motora com quedas, tremores de cabeça,
- contração muscular, protrusão e exposição da língua, entre outros.
Após este estágio o animal pode ser incapaz de levantar-se, apresentando sonolência, apatia e parada ruminal e caso não receba tratamento os sintomas da Hipocalcemia podem evoluir para um timpanismo, hipotermia, coma e até mesmo morte por parada cardiopulmonar.
Casos de Hipocalcemia no Rebanho Leiteiro geram prejuízos com queda da Produção de Leite, aumento de doenças e até a morte de animais.
Por isto é importante conhecer os fatores que favorecem seu aparecimento, a fim de buscar alternativas que possam evitar este tipo de problema.
Assim, iremos citar 5 fatores que favorecem o aparecimento da Hipocalcemia:
- Raça: algumas raças apresentam maior propensão a apresentar a Hipocalcemia, como no caso das Vacas Jersey;
- Idade: Vacas mais velhas são mais susceptíveis a apresentar esta enfermidade;
- Alimentação: Vacas alimentadas (pré e pós-parto) com alimentos ricos em proteína ou carboidratos fermentáveis; podem sofrer acidose, favorecendo a incidência da Hipocalcemia.
- Uso de Medicamentos: determinados antibióticos podem favorecer o desenvolvimento da Hipocalcemia.
- Excesso de Potássio: pastagem de solos ricos em potássio favorece o surgimento de Hipocalcemia, pois muito potássio pode dificultar a absorção de cálcio.
Diante destes fatores, o produtor pode buscar meios que possam reduzir o aparecimento da Hipocalcemia; como dietas especiais, evitar o uso de antibióticos em vaca de alta Produção Leiteira, entre outras medidas.
Além disto, torna-se vantajoso recorrer ao uso de produtos que auxiliam na fisiologia e saúde animal, a fim de buscar prevenção e redução de casos de Hipocalcemia em Rebanhos de alta produção leiteira.
Neste contexto, apresentamos o
Equalizador Plus, um medicamento natural que aumenta a capacidade do animal em manter seu metabolismo, fisiologia e saúde em equilíbrio, mantendo assim, mesmo em situações de alta
Produção de Leite, níveis de Calcio e outros minerais presentes no organismo em concentrações normais.
Com isto, a busca por medidas, como no caso do uso de
Equalizador Plus, a fim de evitar prejuízos na
Produção de Leite e Criação de Vacada é uma medida de sucesso.
Duvidas ou maiores informações, entre em
Contato.
Direitos reservados: Texto e Imagem de uso exclusivo da Expressão Animal Homeopatia, sendo permitida sua cópia e/ou replica somente citando o site (link deste texto) como fonte.
Fontes: 1) Goff, J. P. The monitoring, prevention, and treatment of milk fever and subclinical hypocalcemia in dairy cows. The Veterinary Journal, nº 176, p. 50-57, 2008; 2) Leite, L. C. et al. Diferentes Balanços Catiônicos-Aniônicos da Dieta de Vacas da Raça Holandesa. R. Bras. Zootec., v.32, n.5, p.1259-1265, 2003; 3) Hipocalcemia Subclínica em Vacas Leiteiras. Revista Leite Integral. pág. 68, Julho de 2015; 4) Sauer, J, González, F. Hipocalcemia da vaca leiteira: uma revisão.